13 de ago. de 2013

Ai como dói

Meninas , o bebe de vocês já começaram a morder? Se não que bom  para vocês , pois o Lucas agora toda hora que eu o contrário ele vem e me morder , é uma dor que dói lá no fundo e eu claro que repreendo ele , digo que não pode e ele volta me morder ai eu digo não com mais autoridade para ele entender . Uma amiga minha lá no baby center me contou que tem uma amiga que quando o filho dela morde ela ou os amiguinhos , ela morde a criança e fala " viu como isso dói " , calma gente não vou fazer isso com o  Lucas ! Mas até que foi engraçado quando ela me contou isso kkk 

Até por volta dos três anos de idade as mordidas são normais entre as crianças, isto porque como sua linguagem ainda não está totalmente desenvolvida, não fala com tanta fluência. Não conseguindo expressar seus desejos através da palavra, as agressões físicas como os empurrões, puxões de cabelo e as famosas mordidas são o recurso mais rápido para responder a um desejo contrariado.

Além disso, nesta fase a criança é egocêntrica e acredita que o mundo funciona e existe em função dela. Uma das primeiras maneiras de relacionamento é a disputa por objetos ou pela atenção de alguém, um adulto especial. A intenção da criança ao morder é obter o mais rápido possível aquele objeto de desejo, já que não consegue verbalizar com fluência. Portanto, nada de chamar de “monstrinho” ou “malvado” o coleguinha que morder seu filho. O objetivo da criança é ter seu desejo atendido, a noção de que causou dor e sofrimento no outro ainda não foi desenvolvida.

Isso aconteceu com o Lucas vendo que a priminha estava chegando perto de mim para entrar na brincadeira que eu estava fazendo com ele ,  eu acho que com ciumes quis morde-la .

A integração social é um aprendizado, as crianças não nascem sabendo as noções de boa convivência, muito menos o efeito que suas ações tem sobre o outro e vice-versa, tudo isso é aprendido. Por isso, quando usa o recurso da mordida para conquistar o brinquedo ou a atenção pretendida é preciso, de forma bastante tranqüila e firme, mostrar-lhe as conseqüências de sua ação, mostrando que não é certo morder, pois machuca o outro.

Aos poucos, a medida que a linguagem for sendo desenvolvida e as construções sociais adquiridas, as mordidas vão sendo substituídas pelo diálogo. Desta forma, o melhor é conversar com a criança, não adianta excluí-la do grupo. A melhor maneira de aprender a conviver bem é experimentado a convivência.

Muito menos válido é morder a criança! Conheço caso de pais que acreditam que a melhor maneira de educar seu filho é fazendo-o passar pela mesma situação que causou, neste caso, mordê-lo de volta só irá estimular sua agressividade. As mordidas são um recurso que fazem parte de uma etapa de desenvolvimento da criança pequena. Alguns usam mais outros menos, mas todas podem usar. Se este recurso persistir pode ser sinal de que algo não vai bem e precisa ser investigado com maior atenção

Viu só mordendo eles de volta estimula a agressividade , mas que dá vontade quando  a criança já é maiorzinha isso dá , mas devemos controlar nossos impulsos e repreende-los sempre com o "não" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário